sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dia de Chuva


Hoje é diante chuva. Daqueles que é melhor sair do que ficar em casa. Embora eu não tenha muita alternativa. Mas o dia está legal. 
A menina que passava por mim colocou seu guarda chuva em frente ao rosto impedindo que eu a olhasse. Ultimamente não tenho enxergado muito bem, então quando eu olho, eu olho pra valer. Deve ser isso. Eu gosto de olhar as pessoas que passam por mim. As vezes elas dizem mais do que imaginam. 
Já reparou que em dia de chuva todo mundo fica meio mal humorado? Mesmo em um dia como hoje. Hoje está realmente legal.
Esses dias me fazem pensar. Tem alguma coisa na chuva que me faz querer refletir. O livro que estou lendo, os que ainda tenho que ler. A música que ouço e as que preciso descobrir. As pessoas que passaram e as que virão. Coisas que foram ditas, as que queria dizer, mas não disse.
A gente quando sabe que existe, passa mais tempo refletindo, pensando na vida e na nossa existência, do que vivendo de verdade. Você vê as pessoas ocupadas com seu trabalho,  suas atividades domésticas, comendo e bebendo e assistindo a sua TV e pensa que talvez essa seja a maneira mais fácil de viver. Mas quando se tem consciência da vida, isso não é suficiente. A gente quer sempre fazer algo que tenha importância, que nos faça sentir vivos de  verdade. Eu, por exemplo, parei de comer carne (o que incomoda o mundo inteiro à minha volta) e gosto de escrever. Outras pessoas fazem trabalhos comunitários ou praticam alguma caridade. Outras leem bons livros, ouvem boa música. Assistem a bons filmes. Estudam (mas estudam de verdade). 
É engraçado perceber como cada uma dessas coisas são importantes pra fazer a gente pensar e evoluir. Depois todo mundo discute, filosofa e questiona. 
Porque é isso que a gente faz quando tem consciência de que existe. A gente questiona, discute. Será que isso também é viver? Será que teorizar a vida faz parte da nossa existência? E isso é importante? Ou as pessoas mais práticas, aquelas que seguem o fluxo, que apenas vivem estão certas por não perderem tanto tempo refletindo, questionando ou tentando fazer algo que faça diferença?
Eu não sei. Mas gostaria ao menos que em dias como hoje as pessoas fossem menos mal humorada. Tenho a sensação de que isso passa igual a gripe. Ainda bem que vou descer na próxima estação. Pena que a chuva passou, seria ótimo molhar um pouco o rosto. É mais uma daquelas coisas que nos faz sentir vivos de verdade.

Jefferson Fideles

Nenhum comentário:

Postar um comentário